O Pinus

O Pinus

(Taeda e Elliotti)

A MADEIRA

DE PINUS

O gênero Pinus engloba mais de 100 espécies. Pertence à subdivisão das Gimnospermas, da classe Coniferopsida, é da ordem dos Pinales e faz parte da família Pinaceae. O gênero Pinus, é de grande porte, perenifólia apresentam folhas aciculadas e sua casca é densa sendo de cor marrom-avermelhada.

Espécie de crescimento rápido com ausência de características que evidenciem deficiência nutricional. Em decorrência de tal crescimento e de seu fácil manuseio, o Pinus é madeira propícia para a utilização na comercialização. Além disso o Pinus vem sendo aproveitado em terras que antes eram inutilizadas, auxiliando e contribuindo para o meio ambiente.

A região sul do Brasil se destaca por ser a região mais produtora de florestas plantadas, sendo uma grande parte pela espécie de Pinus taeda, tornando-se a espécie mais expressiva economicamente. O oeste de Santa Catarina, por sua vez, sendo uma região alta e com baixas temperaturas no inverno, favorece o crescimento dessas espécies, ocorrendo chuvas no inverno e verão e poucas temporadas de secas.

A espécie Pinus taeda é considerada como uma das espécies de pinus de maior importância econômica do mundo. É uma espécie usada principalmente para a fabricação de celulose, serraria.  Já a madeira de Pinus elliottii pertence ao grupo das “madeiras moles”, contém resina e é de densidade superior às outras espécies de Pinus. Sua madeira é mais durável e pode ser tratada com facilidade, demonstrando uma boa trabalhabilidade e é utilizada na construção de caixas e na construção naval. Tratada, também é utilizada para mastros e postes.

Da resina natural, coletada a partir da resinagem, obtém-se a goma por escorrimento em recipientes. Posteriormente, via decantação e destilação obtêm-se o breu e a terebintina. O breu é usado na indústria de tintas, vernizes, cola para papel, na produção de plásticos, lubrificantes, adesivos, borracha sintética e chicletes. A terebintina é transformada em óleo de pinho, resinas ter pênicas, inseticidas, aromatizantes, fragrâncias, perfumes e solventes.

Exportação

É largamente exportada para todos os continentes, tendo ampla aceitação pelas suas caracteristicas e por ser proveniete de florestas plantadas, portante ecologicamente corretas.

Image
Image

Rotação de culturas

Possui rotação de culturas entre 15 e 25 anos, com taxas de crescimento que chegam a 40 m³/ha/ano.

BAÍA Pinus Wood®

Empresa especializada no cultivo de pinus, produzindo toras de qualidade para o mercado madeireiro regional

Contatos

Br 282, Km 463, CEP 89683-000
Ponte Serrada - Santa Catarina
whats(49) 3435-0900

faceSiga-nos no facebook
baia@baianet.com.br

Idiomas

ptenes
© 2020 Baía Madeiras Renováveis. Todos os Direitos Reservados. Design 3DW Design e Web